Imprimir
PDF
24 Abr 2018

Dicas para Criação de Branding

Escrito por Agata Yamashiro.

Pra você, que sabe que uma boa marca não é feita de um dia para o outro.

Todos os dias vemos milhares de marcas passando por nós, seja a marca da TV, a marca do refrigerante, até mesmo na roupa que vestimos. Ou seja, somos “bombardeados” por essas marcas. Mas aí nos perguntamos, qual o segredo para o sucesso dessas marcas? Te digo que incluem variados fatores, mas hoje em dia, um dos principais é a boa e competente comunicação que a mesma transmite.

Fazer branding é mais que criar ao léu algum logo por aí. Então vou dar algumas dicas para saber começar e terminar seu projeto com sucesso.

O público certo

Se você pesquisar o bastante para saber seu público-alvo, já começa com o pé direito. Uma marca bem direcionada já está no caminho certo para ter sucesso. Além de você saber sobre a audiência, você vai entendê-la e saber explorar isso mais pra frente.

Foco na idéia

Mais do que focar na aparência do logo, você deve focar primeiramente na idéia central, no conceito da marca. O que ela vai agregar ás pessoas, qual seus valores, suas características. Mantenha foco em tudo que ela representa e o que a torna diferente das outras.

Pesquise seu concorrente

Sabemos que a concorrência é muito grande, então como não cair na “mesmisse” das demais marcas? A solução é saber os principais concorrentes e estudar os pontos fracos e fortes. Se você souber usar isso de maneira certa, vai se sobresair.

É importante saber que não é somente a marca que faz do produto/serviço um sucesso, a qualidade do mesmo é essencial.

Elementos da marca

Tente dissociar mentalmente a marca em vários elementos, para explorar cada característica separadamente. As vezes abordagens diferentes criam pontos de vistas diferentes.

Dentro e fora da tela

Muitos designers só testam a comunicação da marca no modo online, por exemplo na comunicação em websites. Mas nem sempre isso funciona bem no produto físico, no impresso. Teste a aparência de todas as cores e fontes da comunicação, online e offline.

Casamento com a tipografia

Você constroi aquele logo conceitual perfeito, mas a tipografia não encaixa. Como resolver?

A tipografia é de igual importancia, afinal, ela faz parte da comunicação. A personalidade da marca deve estar de acordo com a tipografia, usando os mesmos conceitos e idéias. Invista nela como se não dependesse do logo. Muitas marcas são totalmente reconhecíveis mesmo sem o logo.

Quebre a rotina

As vezes apostar em outra técnicas e meios que não está acostumado podem fazer a criatividade fluir. Inovação é a grande sacada para se diferenciar.

 

 

 

 

via.Des1gn'on
Dicas para Criação de Branding

Parceiros:

ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância Revista O ABC da comunicação Blog Des1gnon
Verticall Tecnologia