Imprimir
PDF
23 Jul 2018

Dica: Livros de Design que valem a pena ler

Escrito por Agata Yamashiro.

Com a internet, toda pesquisa de conteúdo e referências, fica muito mais fácil, claro. Mas nunca dispenso um bom livro. Além de ser uma fonte confiável, pode acrescentar o conhecimento de uma forma mais profunda. Ou seja, livro é uma fonte de conhecimento inesgotável.

Nesses anos que tenho exercido minha profissão (designer), os livros foram de excelente ajuda, tanto para minha formação, quanto para os anos seguintes. Nunca podemos parar de querer saber mais, e se inteirar das novidades. Sendo assim, selecionei 5 livros de design, diversificados, que vão te ajudar a ampliar o seu conhecimento.

 

Design de Identidade da Marca

Escrito por um método em cinco fases, universal, para criar e implementar uma identidade de marca de sucesso. Da pesquisa e análise à estratégia de marca, do desenvolvimento do design à sua aplicação, este livro é uma referência bem legal tanto para a criação de novas marcas quanto para o redesign de antigas.
Envolve marcas de sucesso mundial, como Herman Miller, General Electric e acampanha presidencial de Barack Obama em 2008.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Briefing: A Gestão do Projeto de Design

A formalização e normalização da criatividade! Este é um dos motivos pelos quais designers ainda hoje relutam em produzir um briefing antes de começar seus trabalhos, assim como as empresas acreditam que isto seja uma perda de tempo. Contudo, umbom briefing pode poupar muito trabalho e evitar problemas burocráticos durante a criação.

Para os estudantes, o livro é uma forma de familiarizá-los com o briefing, para que eles entrem no mercado de trabalho conscientes da importância desde planejamento prévio que, muitas vezes, é negligenciado nas escolas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ensopado de Design Gráfico – Ingredientes Visuais, Técnicas e Receitas de Layout para Designers Gráficos

Um bom designer, assim como um bom chef, não só conhece bem cada ingrediente, como também sabe distinguir e combinar suas características para criar experiências harmoniosas. Comparando o designer a um chef, o autor Timothy Samara leva o leitor a conhecer diversos ingredientes, instrumentos e técnicas necessárias para a criação de receitas de design de sucesso.

Este livro é dividido em sessões fáceis de serem seguidas que incluem técnicas básicasde design, ingredientes gráficos e receitas de projetos. A sessão ingredientes gráficos é distribuída em quatro partes: Ingredientes Pictóricos, Sabores Cromáticos, Preparados Tipográficos e Apresentações Espaciais. Uma vez que as técnicas básicas de design e os ingredientes estão estabelecidos, o autor ensina a criar deliciosas receitas de design.

 

 

 

 

 

 

Guia de Tipografia – Manual Prático para o Uso de Tipos no Design Gráfico

Destinado a designers amadores e profissionais que querem descobrir comointegrar a palavra e a imagem. No meio termo entre os textos técnicos e as obras que apresentam portfólios de projetos, este livro, acessível e profundo, oferece ao leitor ideias e inspiração a partir de exemplos de projetos reais.

 

 

 

 

 

 

 

 

Grid – Construção e Desconstrução

 

Este livro põe em foco o grid e o valor de outros tipos de ideias, oferecendo tipo de análises sobre manifestações visuais. O volume foi organizado em duas partes, Construindo” e “Desconstruindo o Grid. O autor comenta também formas de comunicação dispostas tanto no espaço tridimensional quanto no universo virtual das mídias eletrônicas.

Dica: Livros de Design que valem a pena ler

Parceiros:

ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância Revista O ABC da comunicação Blog Des1gnon
Verticall Tecnologia