Imprimir
PDF
23 Jan 2018

Como vencer o bloqueio criativo

Escrito por Agata Yamashiro.

Com certeza você já se deparou alguma vez com uma folha/tela em branco, e  ao invés de ser um mundo de possibilidades era apenas… Uma folha/tela em branco!

Muitas pessoas já sentiram essa sensação de impotência diante de uma atividade, e é bastantecomum que, nesses momentos, não se tenha paciência para esperar as idéias fluírem, mas fique calmo, pois, isso passa!

Abaixo algumas dicas para ajudar a manter as idéias em ordem!

 

Anote tudo

 

Tudo mesmo! Faça uma lista com as principais idéias que tiver em mente. Tenha sempre em mãos papel e caneta (ou qualquer outro dispositivo que te agrade) para fazer anotações. Vale até deixar um caderno/bloco de anotações perto da cama para anotar toda e qualquer idéia que ocorra antes de dormir ou logo que acordar.

Não pressione!

Se for possível, é claro, deixe para o depois! Tente não fazer tudo no mesmo dia, assim você poderá pensar melhor como vai abordar o projeto. Isso ajuda a separar as idéias boas das ruins.Mas fique atento para não confundir com preguiça/ procrastinação!!

Alegre seu ambiente de trabalho

Idéias não se manifestam em lugares estéreis, então coloque um pouco de cor e vida em seu ambiente de trabalho. Ouvir música também é uma injeção de ânimo poderosa para que você não corra o risco de se ver trabalhando em um lugar parecido com uma prisão.

Relaxe

Já ouviu falar de ócio criativo? Então, apesar de ser um tanto famigerado, ele é sim necessário! Tirar uns minutos de seu dia para relaxar e fazer algo que te deixe feliz e mantenha a ansiedade longe, pode ajudar muito a espantar o fantasma do bloqueio.

Peça ajuda

Mesmo que você esteja bem preparado para o seu trabalho, tem sempre um amigo da sua área, colega de trabalho, ou mesmo um companheiro(a) gentil, que pode ter uma sugestão e tanto pra você. Então mostre o seu trabalho, mesmo que esteja incompleto!

 

Descubra, experimente e mude seu ponto de vista


Adriano Castelli / Shutterstock.com

Tente sempre olhar para as coisas de um ângulo diferente. Realize experimentos pessoais sempre que possível: vá a exposições e galerias de arte que nunca esteve, converse com alguém que tem uma opinião diferente da sua, ou mesmo almoce em restaurante que não está habituado.

Dedique algum  tempo a conhecer/ descobrir coisas novas e você vai perceber o quanto isso pode te recompensar!

 

Espero que tenha ajudado! ;)

 

 

 

 

via.Des1gn'On

Como vencer o bloqueio criativo

Parceiros:

ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância Revista O ABC da comunicação Blog Des1gnon
Verticall Tecnologia